Blog de Notícias
No recente Congresso e Expo Aço Brasil os CEOs das principais siderúrgicas nacionais se pronunciaram dizendo que estão envidando esforços para aumentar a oferta nacional de sucata.
egundo eles há uma falta de sucata no mercado. No entanto e segundo dados do Ministério da Economia/Secex, as exportações de sucatas ferrosas, um dos principais insumos utilizado na fabricação de aço, quando se fala de fornos elétricos, somaram, no mês de julho, 92.722 toneladas, alta de 59% em relação ao mesmo mês de 2023, com 58.376 toneladas, e aumento de 36,3% comparados a junho de 2024, quando atingiram 68.026 toneladas. De janeiro a julho deste ano, foram exportadas 437.046 toneladas, incremento de 6,1% quando comparadas ao mesmo período de 2023, com o total de 411.762 toneladas, apontando tendência de alta em julho deste ano.
Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem, associação de classe que representa mais de 5,5 mil empresas do setor, declarou que “O mercado interno continua retraído na produção de aço, o que tem sido recomposto, em parte, pela alta do dólar, favorecendo as exportações”.
De acordo com o Instituto, o setor reciclador aguarda no médio prazo que ocorra a retomada na demanda em decorrência da elevação do imposto de importação de 11 produtos de aço e o estabelecimento de cotas de volume de importação para esses produtos, em decisão que aconteceu em abril, por parte do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Brasil (Gecex/Camex).
Para a entidade, outro fator fundamental à economia circular no Brasil será a implementação da Reforma Tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023 que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 45/2019) e a tramitação dos Projetos de Lei de regulamentação da reforma, sobretudo do PLP 68/2024, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre de 2024 e deverá ser analisado pelo Senado Federal no segundo semestre deste ano.
Fonte: Letras & Fatos Comunicação – Assessoria de imprensa
No acumulado dos oito primeiros meses, as vendas externas atingiram 476.493 toneladas, um incremento de 77,8% ao mesmo período do último ano.
Paraná lidera a produção nacional de lenha proveniente da silvicultura
Enquanto o Canadá apresenta fortes soluções de mecanização da colheita, nossas tecnologias avançam desde o aprimoramento genético e a produção de mudas